top of page

Imersão de Conhecimentos: Vinhos Brancos Luxuosos, Muito Aromáticos.


Este grupo de vinhos surpreendem com uma vasta gama de aromas perfumados, luxuosos e exóticos: pêssego, lichia, manga, jasmim, madressilva, rosas, mel, canela, cravo-da-índia, noz-moscada, etc..

As uvas Pinot Grigio, Gewürztraminer (pronuncia correta guervustráminer e não guervustramíne), Viognier (viôniêr) e Muscat (muscát) são as mais famosas e seu impressionante bouquet (buquê) se deve aos derivados de proteínas especiais das células das polpas das uvas. Essas inundam completamente os nervos olfativos e a impressão de opulência extrema é reforçada pelo seu impacto na língua.

O alto teor alcoólico e baixa acidez os coloca na categoria de vinhos excêntricos. Como já disse anteriormente, o álcool dá a sensação de doçura e cabe à acidez equilibrar o vinho, a baixa acidez gera certa dificuldade de harmonização com alimentos e os faz parecerem levemente doces, por isso eu sempre recomendo esses vinhos para horas de lazer a beira da piscina, ou para beber e conversar.




Harmonização.

A alta aromaticidade impões limites óbvias à comida: peixes de carne branca, ostras, carne suína, etc., cozidos com molhos suaves são "atropeladas" pelos aromas desses vinhos. Alteio que quando grelhados quaisquer alimentos ganham mais personalidade, então se elas estiverem no cardápio, grelhe e use ervas aromáticas e evite o uso do limãozinho clássico (ira arrasar com a baixa acidez do vinho) e do vinagre nas saladas.

Alguns colegas sommeliers não gostam destes vinhos, acham sem graça por causa da baixa acidez que aumenta a sensação de boca completamente coberta, mas eu discordo, os vinhos, como as pessoas devem sim serem diferentes, nem toda pessoa tem que ser bonita e atlética, nem todo vinho branco tem que ter acidez e deixar a boca limpa.


Características:


Exame visual:

-amarelo-palha;


Exame olfativo:

- fragrante;

- amplo (complexo, rico).

É comum encontrar:

Aromais diversos: mel, canela, cravo, noz-moscada, rosas, melão, casca de laranja e mineral (gerwüztraminer).


Exame gustativo:

Acidez: sápido (baixa, leve acidez).


Corpo: leve.


Álcool: equilibrado.


Tanicidade: ausente (sem presença de taninos).


Maciez (doçura do álcool): macio.


Açúcares residuais: seco.


Castas típicas:

Gewürztraminer, Muscat, Viognier e Pinot Griogio (Pinot Gris).

Terrois:

Gewürztraminer, Muscat, Pinot Griogio e Viognier de qualquer parte de mundo;

França: Alsácia, Condrieu.

África do Sul: Viognier.

Chile: Vale do Casablanca (Gewürztraminer).

Itália: Veneza (Pinot Grigio).

Alemanha: Gerwürztraminer.


Os que provei e indico.

Santa Cristina Pinot Grigio - Vinícula Antinori.

Borgo Cipressi e Colezzioni Pinot Grigio - Vinícula Borgo Cipressi e Vinícula Sensi. Os com melhor custo x benefícios. Importados pela Brazil Import.

Nimbus Gerwürztraminer - Vale do Casablanca - Vinícula Casablanca.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page