top of page

Receita Original da Coca-Cola: Havia realmente cocaína nela?

A verdade

Como é de se esperar, a Coca-Cola nega veementemente que a receita original contivesse qualquer narcótico e certamente não cocaína. Dito isso, é geralmente aceito que a bebida provavelmente continha cocaína em 1903. E, aparentemente, essa também era uma dose significativa, de acordo com o LiveScience.com.



Sabemos disso simplesmente porque se tornou história – e porque na verdade não teria sido chocante de qualquer maneira na época. A bebida foi originalmente inventada por um farmacêutico (mau começo) chamado John Pemberton (ler postagem). John modelou a bebida a partir de um popular refresco francês na época que era “vinho de coca”. O vinho de coca, por sua vez, usava extrato de folhas de coca e combinava isso com o vinho de Bordeaux. Devido às restrições do licor, Pemberton misturou o extrato de folha de coca com xarope de açúcar e adicionou um pouco de extrato de noz de cola. Quando você combina coca e noz de cola, o que você ganha? Coca Cola! Ele também acrescentou um pouco de cafeína para dar uma energizada na bebida.

A folha de coca ainda é usada para criar Coca-Cola, mas naquela época a folha não era tratada para remover os efeitos psicoativos, o que significa que você estava recebendo uma dose de cocaína. Esta teria sido a última bebida energética!

O que aconteceu?

Embora as bebidas infundidas com cocaína possam parecer improváveis ​​para os leitores modernos, essas bebidas eram bastante comuns no final do século XIX. A cocaína não se tornou ilegal nos Estados Unidos até 1914, e até então, a substância tinha uma variedade de usos médicos (às vezes questionáveis). Os tônicos, pós e pílulas de cocaína foram popularmente acreditados para curar uma variedade de doenças, de dor de cabeça e fadiga à constipação, náusea, asma e impotência.


Mas em 1903, a maré da opinião pública se voltou contra o narcótico amplamente utilizado e abusado, levando o então administrador da Coca-Cola Company, Asa Griggs Candler, a remover quase toda a cocaína das bebidas da empresa. Mas a Coca-Cola não se tornaria completamente livre de cocaína até 1929, quando os cientistas aperfeiçoaram o processo de remover todos os elementos psicoativos do extrato de folhas de coca.

Embora a receita moderna da Coca-Cola seja um segredo altamente valorizado, há razões para acreditar que a bebida ainda contém o mesmo extrato não-narcótico de folha de coca que em 1929. De acordo com o The New York Times , A Coca-Cola Company continuava a importar folhas de coca do Peru e da Bolívia até pelo menos o final dos anos 80. Leia também: Farmaceutico inventou a Coca-Cola no século XIX. #cocacola #fórmulaoriginaldacocacola #cocainanacocacola #cocaina

391 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page